Brasília – O ministro da Educação, Fernando Haddad, disse hoje (25) que o Programa de Formação Continuada em Mídias na Educação dará à Secretaria de Ensino a Distância (Seed) condições de capacitar professores para usar a mídia em benefício da educação e criar alternativas ao ensino. Segundo ele, o programa é um passo ousado no sentido de fazer com que a educação se beneficie do avanço tecnológico. "Não estamos falando de usar a mídia para formar o professor, mas que ela ajude a dar um na educação para os nossos jovens", disse ele.
Haddad citou uma pesquisa realizada recentemente pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, na qual os brasileiros consideraram a "qualidade na educação" como prioridade para o país alcançar um patamar sustentável de desenvolvimento nos próximos anos. De acordo com o ministro, na pesquisa, a qualidade na educação foi apontada "de forma genérica". Em segundo lugar, os brasileiros escolheram a educação básica, que também ficou à frente de itens como combate à inflação, geração de emprego e problemas com a Amazônia.
O ministro disse que o desafio agora é promover um longo período de ações prioritárias na educação, em busca do que chamou de "ciclo virtuoso". Para ele, os educadores e gestores da educação só estão pedindo "20 anos de incentivo contínuo, de insistência no tema e de crédito na educação para que o país consiga superar muitos de seus problemas". Nesse sentido, ponderou, programas como o Mídia na Educação só têm a colaborar. Ele destacou o bom trabalho feito pela Seed ao atualizar sua própria agenda, adotando o que há de mais moderno no mundo em termos de tecnologia na área de educação.
O Mídia na Educação é um programa a distância com estrutura modular que possibilita diferentes percursos de aprendizagem e certificação. Em sua versão piloto, on line, no ambiente e-ProInfo, tem como meta a formação de 1.200 potenciais multiplicadores e tutores em todo o Brasil até dezembro de 2005. Em 2006, será oferecido o Ciclo Básico (120 horas), com certificação em Extensão para 10 mil profissionais da Educação Básica de todo o país.
A princípio, além desse Ciclo Básico, estão previstos mais dois níveis de certificação. O Ciclo Intermediário terá carga horária de 180 horas e certificação em aperfeiçoamento. Já o Ciclo Avançado terá carga horária de 360 horas e certificação de esepecialização.
Destinado preferencialmente aos professores da educação básica, educação infantil, educação especial e educação de jovens e adultos, o Mídia na Educação tem como estratégia harmonizar a capacitação de professores para TV Escola, ProInfo e Rádio Escola, programas desenvolvidos pela Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC). O programa, lançado hoje, é o resultado da parceria entre a Seed e as universidades públicas.