O Projeto Saúde Vocal desenvolvido pela Secretaria da Educação, em parceria com a Secretaria da Saúde, ofertará aos professores da rede estadual de ensino a possibilidade de prevenir doenças nas cordas vocais. A Assessoria de Relações Externas e Interinstitucionais (Arei) da Educação distribuiu um formulário em toda a rede de ensino, para que os professores (50 mil) relatassem sobre possíveis problemas vocais.

Esta avaliação sobre a saúde vocal dos educadores foi feita em julho com o objetivo de prevenir, orientar e diagnosticar doenças relacionadas ao uso da voz. A coordenadora do Programa, Magali Abrahão, explica que esta primeira avaliação dará possibilidade de detectar futuros problemas vocais nos professores ou encaminhar aqueles que já estão com a voz comprometida.

Após o diagnóstico, a próxima fase será a de encaminhar orientações a cada professor sobre maneiras de como utilizar melhor a voz. “Inclusive com informações de postura, o que pode melhorar o desempenho vocal em sala de aula”, ressaltou Magali.

Os professores que estão com problemas vocais, seja por má utilização ou qualquer outra causa, serão encaminhados para acompanhamento médico de um especialista para receberem o devido tratamento.

A Secretaria da Educação para complementar o trabalho irá enviar às escolas uma apostila com um CD ROM contendo orientações sobre saúde vocal, além de um folder com todas as informações necessárias sobre o assunto para cada professor da rede estadual ensino.

continua após a publicidade

continua após a publicidade