Cerca de 70 professores da rede estadual de ensino do Paraná percorreram a pé 120 quilômetros de Ponta Grossa a Curitiba, em uma caminha que durou cinco dias, para reivindicar melhorias na qualidade da educação pública no Brasil. Os professores não tiveram respostas do governo do Paraná, mas se declararam satisfeitos com a promessa de novas reuniões.
Segundo Edilson de Paulo, diretor da Associação dos Professores do Paraná, o "ponto positivo" foi o agendamento de uma reunião para o dia 3 de maio, quando a pauta, que tem 23 reivindicações, será novamente discutida. O pedido por um reajuste salarial de 48,08%, um dos principais, ainda será estudado pelo governo, que analisará suas contas para ver o que pode ser feito sem ferir o orçamento da educação. De acordo com o diretor, o estabelecimento de um Plano de Cargos e Salários (PCS), outro dos itens mais importantes, deverá ser alvo de novas discussões.
O secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, adiantou que já houve muitos avanços no setor educacional. "E boa parte (das reivindicações) está sendo atendida neste instante", ressaltou. Como exemplo citou que os professores que eram regidos pela CLT e que fizeram concurso e foram incorporados ao Estado passam a ter computados, para fins de promoção, todo o tempo de carreira. Além disso, os aposentados que eram especialistas serão enquadrados no novo nível criado para os que estão na ativa. Sobre o PCS, Requião disse que o governo já atende de forma diferenciada os servidores da Educação, mas não descarta analisar a questão.
Entre os 70 professores que vieram de Ponta Grossa, uma estava bastante animada. A aposentada Geni Sampaio, de 70 anos, disse que esqueceu até das dores e das bolhas nos pés quando chegou a Curitiba. "Quero pedir a meus colegas que não desistam" ressaltou. Na capital, eles receberam o apoio de centenas de outros professores e servidores de escolas estaduais e caminharam até o Palácio Iguaçu, apesar da garoa fina que caiu pela manhã. Muitas escolas estaduais cancelaram ou diminuíram o tempo das aulas hoje.