O Governo do Estado autorizou a reposição das aulas referentes ao dia 30 de agosto, quando os professores da rede estadual fizeram uma mobilização. A decisão foi comunicada nesta segunda-feira (12). No fim de agosto, o Comitê de Política Salarial do Governo do Estado havia sinalizado pelo registro da falta.
No entanto, o governo voltou atrás. “Cada escola tem a liberdade de programar a reposição, respeitando o calendário letivo”, completou a secretária de educação Ana Seres. A decisão já foi comunicada oficialmente ao sindicato que representa a categoria.
Na última reunião entre representantes do governo e do sindicato dos professores, na Casa Civil, em agosto, ficou sinalizado que a próxima reunião terá a participação do secretário de Estado da Fazenda, Mauro Ricardo. Isso porque a principal reivindicação da categoria é o pagamento das progressões e promoções. Como o secretário está em viagem, a data da reunião – que ficaria para meados de setembro – ainda será definida.
A secretária reiterou que o Governo do Estado está fazendo todos os esforços para que o pagamento seja feito o mais rápido possível, conforme disponibilidade financeira.
Concurso público
Os editais para contratação de funcionários da educação (como merendeiros e agentes administrativos) devem sair ainda este ano, informou a secretaria. “Também estamos tomando as providências finais para o chamamento de cerca de trezentos remanescentes do último concurso para professor, realizado em 2013”, disse Ana Seres.
Folha complementar
A secretaria também informou que serão depositados no próximo dia 16, em folha complementar, os salários dos temporários que substituíram profissionais da educação em licença médica desde o final de julho.