Produção nacional de energia em fevereiro cresce 2,2%

A produção (carga) de energia elétrica em fevereiro atingiu 49.832 megawatts médios, conforme dados preliminares divulgados hoje pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), órgão que autoriza e acompanha a geração de energia elétrica no País.

É a primeira vez que o ONS divulga os dados antes de encerramento do mês, mas técnicos do setor consideram que o número final deverá ter pouca oscilação em relação aos dados preliminares.

A estimativa é que a alta na produção de energia em fevereiro fique em 2,2% sobre o mesmo mês de 2006. No acumulado em 12 meses, a carga de energia registrou variação de 3,4% em relação a igual período anterior, o que indica que houve uma desaceleração na produção nos últimos meses.

Pelos dados do ONS, a Região Sul foi a que apresentou maior expansão este mês, em relação ao mesmo mês de 2006, com variação de 2,7%. Já a Região Norte, que tem liderado a expansão da carga nos últimos anos, registrou sensível desaceleração, com expansão de apenas 0,7% sobre igual período do ano passado. A geração de carga na região está muito vinculada aos grandes produtores de alumínio, cuja produção é destinada basicamente à exportação.

A Região Sudeste, que responde por dois terços da carga nacional de energia elétrica, registrou produção média de 30.931 MW médios, com aumento de 2,6% sobre fevereiro de 2006. No acumulado em 12 meses, a variação ficou em 2,9%, ainda conforme os dados do ONS.

A Região Nordeste registrou aumento de 1,0% no intervalo de 12 meses (fevereiro de 2007 sobre fevereiro de 2006), com o acumulado situando-se em 2,9% de variação.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo