A produção das indústrias do Paraná teve em outubro um crescimento de 2,3% sobre setembro, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (11) pelo IBGE. O resultado foi o segundo melhor no país, ficando atrás apenas de Goiás, que apresentou aumento de 5,1%. A taxa também foi quase três vezes maior que a média brasileira, calculada em 0,8%. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, a expansão das indústrias paranaenses foi de 2,8%.

continua após a publicidade

A pesquisa revela que os setores que mais cresceram no Estado foram o de alimentos, que teve aumento de 21,1% na atividade, e o de edição e impressão, com avanço de 34,3%. Por outro lado, a produção de veículos apresentou a maior queda (-25,5%). O crescimento da produção das indústrias do Paraná em outubro ocorreu depois de vários meses de queda.

Para o secretário da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, Jacir Bergmann II, a reversão dos resultados da produção industrial no Estado tem como pano de fundo as políticas de incentivo ao desenvolvimento econômico do governo do Paraná. O secretário destaca principalmente a redução de impostos, como nas transações dentro do Estado.

Bergmann II lembrou também que, desde 2003, 132 mil microempresas estão isentas do pagamento do ICMS e que outras 35 mil tiveram redução nas alíquotas do imposto. Além disso, o programa Bom Emprego – de atração de ampliação de investimentos industriais – já atende 96 empresas, com dilação de recolhimento do imposto, benefícios que somam quase R$ 3 bilhões.

continua após a publicidade