Produção industrial do Paraná cresce 5,1%

A produção das indústrias do Paraná prosseguiu em abril exibindo taxas positivas em seus principais tipos de confrontos. É o que revela pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira (10) pelo IBGE. No indicador mensal, o levantamento apontou expansão de 5,1%. No quadrimestre, o crescimento ficou em 5%. Já no acumulado nos últimos 12 meses, a expansão foi calculada em 8,7%.

No confronto com abril do ano passado, o crescimento do mês foi motivado, em grande medida, pela expansão observada em 11 atividades industriais. Veículos automotores (54,5%) causaram o principal impacto positivo para a formação da taxa da indústria geral, cabendo a automóveis e caminhões os maiores destaques, cujo bom desempenho reflete, sobretudo, o efeito favorável das exportações.

Dois outros ramos que também colaboraram positivamente foram celulose e papel (6,9%) e minerais não-metálicos (9,6%), refletindo o crescimento na produção de papel kraft para embalagem e cimento. Por outro lado, dois setores pressionaram negativamente a indústria: alimentos (-8,8%) e outros produtos químicos (-37,0%).

A produção acumulada nos quatro primeiros meses do ano fechou com incremento com oito ramos expandindo suas atividades e seis recuando. Dentre os que cresceram, destacaram-se veículos automotores (41,2%) e edição e impressão (32,2%). Já os impactos negativos mais significativos foram observados em outros produtos químicos (-28,1%); alimentos (-3,2%) e refino de petróleo e produção de álcool (-5,8%).

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo