A produção industrial em outubro apresentou crescimento em nove das 12 áreas envolvidas pela Pesquisa Industrial Mensal do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada hoje. A indústria paranaense liderou a expansão, com aumento de 7,6% na comparação com o mês de outubro de 2002, seguida por Rio Grande do Sul e Ceará, ambas com 5,5%. A região Sul cresceu 3,7%, São Paulo, 2,6% e Pernambuco, 2,1%. Bahia (0,2%), Nordeste (0,1%) e Espírito Santo (0,1%) também aumentaram a produção, mas em ritmo inferior à média nacional, que foi de 1,1%.
As três áreas que registraram queda na produção foram Minas Gerais, com -0,7%, Santa Catarina, com -0,9% e Rio de Janeiro, -0,4%.
Segundo o IBGE, o desempenho da indústria do Paraná foi baseado, principalmente, no comportamento das indústrias química, mecânica e de produtos alimentares. A expansão da indústria gaúcha também refletiu a influência dos investimentos do setor agrícola, com a mecânica e a química respondendo pelos principais impactos positivos na taxa global.
continua após a publicidade continua após a publicidade