Rio – A produção industrial brasileira caiu 2% em setembro, na comparação com agosto. Em relação a setembro de 2004, o crescimento foi de apenas 0,2%, o menor resultado desde setembro de 2003. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal divulgada hoje (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

continua após a publicidade

De janeiro a setembro o setor cresceu 3,8%, e nos últimos 12 meses houve uma desaceleração em relação a agosto, de 5,1% para 4,4%.

O indicador do terceiro trimestre de 2005 mostrou resultado positivo na comparação ao terceiro trimestre de 2004 (1,5%), mas a taxa foi 0,7% menor do que a do trimestre encerrado em junho deste ano.

Para a gerente da pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, os resultados de setembro reforçam os sinais de desaceleração no ritmo da atividade industrial. A queda de 2% na produção em relação a agosto, segundo ela, "já vinha sendo esperada, já que as vendas apresentaram taxas negativas nos últimos três meses, principalmente de automóveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que compõem o segmento de bens duráveis".

continua após a publicidade