Produção industrial cai em 6 de 14 regiões em abril

A produção industrial caiu em seis das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE em abril, na comparação com igual mês do ano passado. Houve crescimento da produção em seis regiões e estabilidade em dois locais nessa base de comparação. Para essa pesquisa, não há dados comparativos a mês anterior

Em abril, a indústria de Santa Catarina (-10,2%), Amazonas (-9 0%), Rio Grande do Sul (-8,9%), Paraná (-6,3%), Goiás (-4,9%) e São Paulo (-1,2%) registraram queda na produção. Rio e Ceará mantiveram estabilidade, enquanto Pará (10,2%), Pernambuco (8 6%), Bahia (5,2%), Espírito Santo (1,3%), Minas Gerais (1,2%) e a região Nordeste (1,2%) apresentaram expansão.

Segundo observam os técnicos do IBGE no documento de divulgação da taxa, a ausência de dois dias úteis em abril deste ano (18 dias) em relação a abril do ano passado (20) influiu no resultado. De acordo com o documento, "os resultados regionais de abril contrastam com o ritmo de crescimento de março, quando apenas dois locais apresentaram queda".

Segundo o IBGE, a desaceleração entre março e abril atinge a maioria (13) das quatorze regiões investigadas, já que mesmo os locais que apresentaram crescimento registraram perda de ritmo. O único local que mostra aceleração na produção, entre março e abril, foi Pernambuco (de 3,9% em março para 8,6% em abril), "resultado influenciado pelo crescimento atípico em produtos de metal, por conta de concessão de férias coletivas em abril de 2005, em uma importante empresa do setor".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo