Produção de petróleo no Brasil até setembro cresceu 12% em relação a 2004

Rio – A produção média de petróleo no Brasil acumulou, entre janeiro e setembro de 2005, um total de 1,667 milhão de barris por dia – um crescimento de 12% em relação aos 1,487 milhão de barris diários registrados no mesmo período de 2004.

No terceiro trimestre deste ano, a produção atingiu 1,725 milhão de barris, indicando uma variação de 13% sobre o total produzido no mesmo período do ano passado. Segundo a estatal, o aumento do volume produzido se deve à entrada em operação das plataformas FPSO (Floating, Production, Storage and Offloading) Marlim Sul, P-43 (Barracuda) e P-48 (Caratinga), todas na Bacia de Campos (RJ).

Os números divulgados hoje (11) pela Petrobrás indicam também que a produção total de derivados cresceu 3% nos nove primeiros meses deste ano, alcançando 1,830 milhão de barris diários. De acordo com a assessoria da empresa, isso representa 87% de utilização da capacidade nominal de refino no Brasil.

A ampliação da produção nacional de petróleo consolidada no ano contribuiu para melhorar a balança comercial da Petrobrás, avaliou a direção da empresa: a exportação de petróleo subiu 27% entre janeiro e setembro, em comparação ao mesmo período de 2004, e as importações de petróleo e derivados caíram, respectivamente, 22% e 19%. A estatal teve superávit comercial de US$ 700 milhões nos nove primeiros meses do ano.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo