A produção nacional de trigo no ano passado foi 20% menor do que a de 2004. É o que mostra o levantamento divulgado hoje (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
"A queda está relacionada aos preços baixos do produto, ao alto risco da cultura e a descapitalização dos produtores por causa dos problemas com a safra de verão", informou o coordenador de agropecuária do instituto, Flávio Pinto Bolliger.
Segundo ele, a produção do trigo no Brasil está concentrada na região Sul (90%) e o maior produtor é o município de Assis Chateaubriand, no Paraná.
A pesquisa do IBGE também mostrou queda na produção do arroz em casca, que caiu 0,6% em 2005 em relação a 2004, ficando em 13,2 milhões de toneladas. A redução ocorreu em função da estiagem no Rio Grande do Sul, onde estão concentrados os maiores produtores.
De acordo com o estudo, 24 municípios do Rio Grande do Sul foram responsáveis por 33,68% da produção nacional de arroz em casca. A maior contribuição coube a Santa Vitória do Palmar, que superou Uruguaiana (maior produtor de 2004), cujo rendimento caiu por causa da falta de chuva.