Produção de cana-de-açúcar deve aumentar 22,7% no Paraná

A produção de cana-de-açúcar deve aumentar 22,70% este ano no Paraná, na comparação com 2005. Na safra 2006/2007 devem ser colhidas 34,96 milhões de toneladas de cana, segundo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). Em todo o Brasil, a produção deve aumentar 9,2%, totalizando 471,2 milhões de toneladas.

Neste ano a área plantada no Paraná aumentou 6,5% em relação ao ano passado, chegando a 437 mil hectares. A produtividade subiu 15,20%, o que pode ser explicado basicamente pelas boas condições climáticas, segundo Disonei Zampieri, coordenador do setor sucro-alcooleiro da Secretaria da Agricultura.

Zampieri avalia que o setor deve ter um bom desempenho no Paraná neste ano, pois os produtores têm vantagens comparativas em relação aos concorrentes de outros Estados. Ele enumera como vantagens a qualidade do solo, a habilidade do agricultor, o uso da tecnologia, a melhoria das relações com as indústrias, a boa qualidade das estradas no interior e a proximidade entre lavoura e usina.

Outro ponto positivo ressaltado por Zampieri na safra 2006-2007 é a melhoria da ?relação de troca?, que revela a quantidade de produto necessária para comprar os insumos para sua produção. Quanto mais baixa essa relação, melhor para o produtor. A relação foi de 20,4 em 2003; de 26,7 em 2004; de 21,9 em 2005 e caiu para 16,8 no primeiro semestre deste ano.

O Paraná deve colher 7,5% da produção nacional de cana. O Estado ganha destaque no mercado internacional, exportando 8% do açúcar e 13% do álcool que o Brasil vende para o exterior. Zampieri alerta que as exportações não devem crescer significativamente até o final do ano, pois Índia e Rússia estão colhendo boas safras de cana e de beterraba, o que deve reduzir a demanda por cana-de-açúcar no mercado internacional.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo