A Petrobras vai colocar em operação, até o final do ano na Bacia de Campos, mais duas plataformas marítimas de produção de petróleo: FPSO Presidente JK (P-34) e FPSO Cidade do Rio de Janeiro. A primeira vai operar a partir de novembro no campo de Jubarte, litoral sul do Espírito Santo, com capacidade para 60 mil barris de petróleo por dia. A segunda será instalada até dezembro no campo de Espadarte e produzirá até 100 mil barris por dia
De acordo com o informe da estatal, "somadas à Plataforma P-50 e a FPSO Capixaba, com capacidade para 100 mil barris por dia, a instalação destas duas novas unidades acrescentará em 2006 mais 440 mil barris por dia à capacidade de produção da Petrobras.
A P-50 tem capacidade de produção de 180 mil barris por dia e marcou a auto-suficiência brasileira em petróleo ao ser instalada em abril no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. A FPSO Capixaba opera desde maio no campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo.
Ao detalhar a estrutura dos equipamentos, a Petrobras explicou que as plataformas Presidente JK (P-34) e Cidade do Rio de Janeiro são do tipo FPSO (sigla em inglês que define sistemas flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo, de acordo com a empresa).
A Petrobras informou ainda que as obras da FPSO P-34 foram concluídas hoje, no Porto de Vitória. "Após testes operacionais, seguirá para o campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral Sul do Espírito Santo. A FPSO RJ foi construída em Cingapura e já se encontra a caminho do Brasil para ser instalado no Campo de Espadarte, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro".