Produção da Petrobras deve crescer 440 mil barris por dia

A Petrobras vai colocar em operação, até o final do ano na Bacia de Campos, mais duas plataformas marítimas de produção de petróleo: FPSO Presidente JK (P-34) e FPSO Cidade do Rio de Janeiro. A primeira vai operar a partir de novembro no campo de Jubarte, litoral sul do Espírito Santo, com capacidade para 60 mil barris de petróleo por dia. A segunda será instalada até dezembro no campo de Espadarte e produzirá até 100 mil barris por dia

De acordo com o informe da estatal, "somadas à Plataforma P-50 e a FPSO Capixaba, com capacidade para 100 mil barris por dia, a instalação destas duas novas unidades acrescentará em 2006 mais 440 mil barris por dia à capacidade de produção da Petrobras.

A P-50 tem capacidade de produção de 180 mil barris por dia e marcou a auto-suficiência brasileira em petróleo ao ser instalada em abril no campo de Albacora Leste, na Bacia de Campos. A FPSO Capixaba opera desde maio no campo de Golfinho, na Bacia do Espírito Santo.

Ao detalhar a estrutura dos equipamentos, a Petrobras explicou que as plataformas Presidente JK (P-34) e Cidade do Rio de Janeiro são do tipo FPSO (sigla em inglês que define sistemas flutuantes de produção, armazenamento e transferência de petróleo, de acordo com a empresa).

A Petrobras informou ainda que as obras da FPSO P-34 foram concluídas hoje, no Porto de Vitória. "Após testes operacionais, seguirá para o campo de Jubarte, na Bacia de Campos, litoral Sul do Espírito Santo. A FPSO RJ foi construída em Cingapura e já se encontra a caminho do Brasil para ser instalado no Campo de Espadarte, na Bacia de Campos, litoral norte do Rio de Janeiro".

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo