Na reunião da Operação Mãos-Limpas desta segunda-feira (03) o assunto da saúde dos trabalhadores das montadoras instaladas no Paraná foi retomado pelo governador Roberto Requião. ?A Procuradoria Geral do Estado está encaminhando uma notificação judicial às montadoras, já que eles se recusaram a assinar um documento elaborado pela Força-Tarefa?, disse Requião.
A Força-Tarefa, criada em outubro de 2005 por meio da parceria entre a Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social, Delegacia Regional do Trabalho, Secretaria da Saúde, INSS, sindicatos e montadoras, foi determinada para avaliar as condições dos trabalhadores do setor. Questões como doenças relacionadas ao trabalho, reavaliações previdenciárias e readequações das instalações das empresas foram colocadas nos relatórios.
Para o presidente do Conselho de Política Automotiva do Governo do Estado, Mário Lobo, as montadoras surpreenderam o Governo ao se recusarem a assinar o documento. ?O que se espera com a notificação é que as montadoras tomem uma posição definitiva, em relação aos termos da notificação que são bastante simples?, destaca o advogado.