Em tempos de internet, o grande temor dos usuários de computador é que sua máquina seja infectada por um vírus e que este acabe com todos os dados. Porém, um outro tipo de vírus está causando mais danos do que se imagina. E olha que não foi criado por nenhum hacker. Trata-se do temível vírus PSDB. Mas os usuários de computador podem ficar sossegados, pelo menos quanto à segurança de seus softwares e hardwares. Até agora, apenas em Brasília se tem notícias do ataque desse vírus. E parece que sua forma de agir é bastante devastadora, pois ele muda configurações clássicas e tradicionais. O alvo principal atingido pelo vírus foi o Palácio do Planalto, onde, durante oito anos o próprio PSDB esteve alojado e mandou e desmandou, sem qualquer interferência.
Agora, com uma nova sigla habitando o local, o povo brasileiro tinha esperança de que não sobraria nenhum vestígio dos malefícios causados pelo vírus. Porém, parece que o poder de sobrevivência do PSDB é bem maior do que se imaginava. Tanto é verdade que, mesmo com a chegada do mais forte antídoto, o PT, a situação parece não ter mudado muito. Pelo contrário, o PT, que tinha uma configuração bem diferenciada do PSDB, mais ligada ao povo, foi infectado pelo vírus e agora está se transformando numa espécie de “filhote” do PSDB.
Quando o povo imaginava que a realidade passaria a ser menos dolorosa com a chegada do PT ao Palácio do Planalto, eis que o vírus entrou em ação e atacou em cheio o “partido do povo”, e pouca coisa tem mudado desde então. Antes de ser contaminado, o PT falava em reforma da previdência, agrária, tributária, política e quantas mais se pudesse fazer. Só que até agora nada. Tudo fica só no bate-boca e nada de concreto é feito. E o povo assiste tudo, sem poder fazer nada.
E o que é pior, a reforma da previdência que foi proposta pelo PT tem como carro-chefe a cobrança dos trabalhadores inativos, justamente aqueles que eram defendidos a unhas e dentes antes. Isso sem falar que o PT não está aceitando nenhuma alteração no texto original. Sinal de que a contaminação pelo vírus foi violenta. Além disso, a política monetária do PSDB, que foi um dos maiores dramas vividos pelo povo brasileiro nos oito anos de mandato, está sendo mantida pelos petistas, que estão se empenhando ao máximo para cumprir a cartilha deixada pelo FMI para a turma de FHC. Quem paga? Novamente, o povo, só para variar um pouquinho.
Então é bom que se encontre o quanto antes uma vacina para acabar de vez com os efeitos deste temível vírus, que pode não estar atrapalhando sua conexão com a internet, mas certamente está causando grandes danos no seu modo de vida.
Carlos Henrique Bório
(esportes@tribuna-online.com.br) é editor adjunto de esportes da Tribuna do Paraná