Procons de 20 estados já fazem parte de rede integrada

Brasília – Os departamentos de proteção e defesa do consumidor (Procon) de 20 estados do país já fazem parte de uma rede integrada, o Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). Com isso, os consumidores podem consultar via internet as reclamações mais recebidas por esses órgãos e quais são as empresas com maior número de consultas.

Para o diretor do Departamento Nacional de Defesa do Consumidor, Ricardo Morishita, esse sistema vai ajudar ainda mais na hora das compras. ?Antes de fazer uma compra, o consumidor pode saber qual é a conduta da empresa diante de uma reclamação?, afirmou.

A pesquisa por meio do Sindec pode ser feita de duas formas: pelo Cadastro Nacional de Reclamações Fundamentadas, que dá acesso às empresas, ao tipo de reclamações contra elas e à ação adotada diante das queixas; e diretamente pelo nome da empresa que fornece o serviço.

O Sistema também tem um modelo de gestão que contribui para a definição de políticas públicas de defesa do consumidor. E deverá chegar a todos os estados e municípios.

Para que a população se previna e conheça, previamente à contratação, o comportamento dos fornecedores, as informações do Sindec estão disponíveis para consulta na página do Ministério da Justiça.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo