O "Dia Internacional do Consumidor", 15 de março, será lembrado pelo Procon-PR, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Cidadania, com atividades na Boca Maldita, no centro de Curitiba, a partir das 9h até as 17h. Serão desenvolvidas ações de orientação e de cidadania quanto aos direitos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor, lei federal que completa 15 anos de promulgação.

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Técnicos, funcionários e estagiários vão esclarecer dúvidas e informar a população quanto a seus direitos e orientar pessoas na resolução de problemas de consumo, juntamente com a distribuição de cartilhas específicas e exemplares do Código de Defesa do Consumidor. Os medicamentos genéricos também serão abordados por meio de material educativo e por uma pesquisa com a população.

Registros

A partir desta terça-feira (15), o consumidor poderá acessar a página do Procon-PR na internet, www.pr.gov.br/proconpr , e digitar, no link apropriado, o nome da empresa para ter, de imediato, as reclamações referentes ao Cadastro de Defesa do Consumidor dos cinco últimos anos.

Apesar das atividades especiais na Boca Maldita, o Procon não interrompe seu expediente. "O atendimento pessoal e telefônico será normal na sede da Coordenadoria", informou Túlio, "pois é importante que a data seja comemorada com trabalho. São mais de 200 consumidores que vêm ao Procon todos os dias para solucionar os mais variados problemas". O Procon fica na Alameda Cabral, 184, no centro de Curitiba, e o atendimento é feito das 9h às 17 horas. Pelo telefone 0800-41-1512 o consumidor pode ser atendido das 8h30 às 18 horas.

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Nos dias 17 e 18 deste mês, o Paraná participa em Brasília do encontro nacional de Procons, promovido de Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, para avaliar os avanços e desafios dos 15 anos de vigência do CDC e projetar planos e ações para os próximos anos. No dia 22 de março, o Procon realiza um encontro estadual, reunindo os coordenadores das 38 unidades municipais para discutir, em Curitiba, as propostas da reunião nacional.

Atendimentos

No ano passado, o total dos atendimentos feitos pelo Procon ? PR superou 122 mil consumidores. Este número inclui orientações e reclamações por telefone, pessoalmente, carta , internet e também consultas de cadastro, bem como informações "extra-Procon", isto é, em áreas que não se referem a consumo. Os problemas mais reclamados pela população foram: telefonia fixa; bancos; telefonia celular; convênio de assistência médica/odontológica; instituições financeiras e cartões de crédito. 

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