A Secretaria de Estado da Justiça e da Cidadania (Seju), o Procon e a Companhia Paranaense de Energia (Copel) assinaram nesta sexta-feira (06) convênio para melhorar o atendimento aos consumidores de energia elétrica no Paraná. Pelo acordo, unidades do Procon terão um funcionário da estatal à disposição para receber as reclamações e agilizar a solução dos problemas.
?O Procon tem como função harmonizar a relação entre o fornecedor e o consumidor. E, neste caso, a Copel também estará cumprindo a sua função social, que é atender bem ao público e assim buscar a excelência nos seus serviços?, afirmou o secretário de Justiça, Aldo Parzianello.
Num primeiro momento, o Procon de Curitiba contará com a ajuda de um funcionário da Copel. No ano passado, já foi realizada uma experiência na capital e o volume de encaminhamento de processos para a Copel diminuiu. A idéia é que a parceria seja estendida em breve para o interior, principalmente para cidades pólo, como Ponta Grossa, Londrina, Maringá e Cascavel.
Para o presidente em exercício da Copel, Paulo Roberto Trompczynski, o acordo é de suma importância e também tem um caráter preventivo. ?Com esta parceria, o Procon conseguirá agilizar o envio de resposta para os cidadãos. Além disso, a Copel atenderá melhor aos seus clientes, já que podemos fazer um diagnóstico das reclamações e atuar preventivamente para que situações iguais não ocorram com outros consumidores?, analisou ele.
O diretor de distribuição em exercício, Luiz Antônio Rossafa, reafirmou a intenção da estatal em atender cada vez melhor os paranaenses. ?Os consumidores são acima de tudo nossos parceiros. Como uma empresa pública do Estado do Paraná, queremos efetivamente ter uma atitude pró-ativa, nos antecipando de maneira preventiva a qualquer problema que possa ser enfrentado pelo consumidor?, destacou.
Avanço
De acordo com o coordenador do Procon, Algaci Túlio, a iniciativa da parceria surgiu quando a atual administração estadual verificou a quantidade de processos registrados pelo órgão contra a Copel. ?Teríamos que enfrentar muita burocracia até dar uma resposta para o consumidor?, contou. Então, o Procon criou o projeto-piloto que foi colocado em prática em Curitiba e que, segundo Túlio, já está dando bons resultados.
O coordenador do Procon afirmou também que todos os municípios que têm unidades do Procon poderão firmar parcerias semelhantes em suas cidades, sem ônus para a prefeitura para manter o funcionário da Copel na instituição. ?Isso é um avanço na questão da cidadania?, finalizou.