Brasília ? O ministro da Previdência, Nelson Machado, afirmou que, apesar de o sistema central de informações do ministério possuir back-up (cópias de segurança) dos acervos do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, muitos processos precisarão ser reconstituídos.
"Seguramente os processos relativos às autuações da Secretaria de Receita Previdenciária precisarão ser refeitos, porque os processos físicos, materiais, foram destruídos", disse o ministro, referindo-se a uma das áreas arruinadas pelo incêndio que atingiu hoje (27) o prédio do INSS em Brasília. A secretaria é responsável, entre outros, pelos processos de auto de infração e pela cobrança de dívidas de empresas e de entidades filantrópicas.
Segundo Machado, a reconstituição dos processos deve começar na semana que vem. "Vamos avaliar no decorrer da semana a maneira de recuperar e refazer os processos. Sempre é possível refazer, mas é claro que muitas vezes teremos prejuízos por problemas de provas materiais", avaliou.
O fogo, que começou por volta das 7 horas, destruiu pelos menos cinco dos dez andares do edifício. O ministro informou que os prejuízos mais graves concentram-se a partir do quarto andar, onde funcionam, além da secretaria, as áreas de orçamento, finanças, logística e diretoria de recursos humanos – todas "seriamente comprometidas", de acordo com Machado.
Em entrevista coletiva, o ministro disse, ainda, que está sendo avaliada a eventual destruição de processos de investigação de possíveis fraudadores da previdência.