O Instituto Pró-Cidadania de Curitiba (IPCC) fez o último grande repasse de doações do ano, na tarde desta terça-feira. Cerca de 20 quilos de alimentos, 6.200 brinquedos e 29 produtos da Electrolux, doados por pessoas físicas e empresas da cidade, foram repassados para 69 entidades sociais responsáveis pelo atendimento de 8.600 pessoas pertencentes a 2.000 famílias carentes da cidade.
O evento realizado na quadra de esporte do Disque Solidariedade, no Campo Comprido, foi o 15º promovido este ano pelo Instituto, uma organização não-governamental que atua em parceria com a Prefeitura no atendimento social às famílias carentes.
Desde o início do ano, o IPCC já repassou mais de 100 toneladas de alimentos, 103.930 peças de agasalho, 4.200 pares de calçados, e 7.400 cobertores. As doações beneficiaram 94,2 mil crianças, mulheres e homens.
Os números de 2004, embora significativos, se tornam pequenos quando comparados ao total de repasses realizados nos últimos oito anos. Só em alimentos foram 2.100 toneladas que chegaram ao prato dos que tinham fome. A solidariedade dos curitibanos também diminuiu o frio de muita gente. Foram mais de 1 milhão de peças de agasalhos, 22.800 pares de sapatos e 24.200 cobertores doados e repassados para a população.
Entidades sociais, clubes de serviços, creches, associações de moradores receberam ainda, 195 mil fraldas descartáveis, 30.900 latas de leite em pó, 46.900 livros e 320.500 unidades de tijolos.
"É um grande resultado porque contamos com a colaboração de parceiros que acreditaram na política social adotada pelo município" disse a presidente do Instituto Pró-Cidadania, Marina Taniguchi, durante o evento que reuniu os representantes das entidades beneficiadas com as doações e das empresas doadoras.
"Construímos uma relação de credibilidade e confiança, e nossa recompensa é a participação de todos", disse ela. Homenageada por muitas entidades presentes ao evento, Marina afirmou que o município revolucionou a forma de trabalhar a ação social. "Mudamos a vida das pessoas oferecendo a elas oportunidades", afirmou a presidente do IPCC.
Como em todos os eventos realizados pelo IPCC as empresas parcerias acompanharam o repasse das doações. "Acreditamos que só em parceria é que os problemas sociais serão resolvidos", disse a analista de recursos humanos da Electrolux, Andréa Koppe.
Para quem precisa
A peça de roupa, o alimento, o eletrodoméstico doado vai direto para quem precisa. "Conhecemos as necessidades das comunidades nas quais atuamos e trabalhamos para que o benefício chegue aos que realmente precisam de amparo", disse a presidente da Associação de Moradores do Jardim Santos Andrade, Roseli Silvano Brasiak.
Localizada no Campo Comprido, a associação acompanha 30 famílias que vão receber alimentos e brinquedos repassados pelo IPCC. Em outro bairro da cidade, 380 famílias atendidas pela Associação de Moradores Vila Rose II serão beneficiadas com a geladeira que receberam como doação.
"Vamos usá-la na escola de culinária que mantemos para oferecer profissionalização para as pessoas da comunidade", explicou a presidente da Associação de Moradores, Marlene Cardoso de Aguiar.