O senador Aloizio Mercadante, candidato do PT ao governo de São Paulo, disse nesta sexta-feira (1º) que a prisão da quadrilha que assaltou o Banco Central de Fortaleza, flagrada numa tentativa de assalto ao Banco do Rio Grande do Sul (Banrisul), em Porto Alegre, representa uma "vitória importante" contra o Primeiro Comando da Capital (PCC).
Segundo ele, a prisão de pelo menos 28 criminosos pela Polícia Federal comprovou que o assalto ao BC – de R$ 164 milhões – foi uma ação da facção criminosa. Ele estava em Presidente Prudente, região onde os principais líderes do PCC estão presos. "Nada melhor do que comemorar aqui, onde todo mundo está se sentindo desamparado, essa vitória contra o crime.
Mercadante foi informado da ação da PF pela assessoria do ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, e atribuiu o mérito ao governo federal. "Graças a um trabalho de inteligência, a Polícia Federal estava monitorando os bandidos." Segundo ele, a polícia subordinada ao Ministério da Justiça agiu com "inteligência e competência". O candidato tentou tirar proveito político das prisões. "É essa competência que nós queremos trazer para São Paulo.