A Índia apresentou hoje um protesto contra a Holanda por causa da detenção de 12 passageiros indianos que levantaram suspeitas de terrorismo a bordo de um vôo desviado na quarta-feira para o aeroporto de Amsterdã e escoltado por caças da força aérea holandesa.

continua após a publicidade

"O embaixador holandês foi notificado e sabe que nós estamos levando esse assunto, a condução do incidente, muito a sério. O episódio não foi tratado conforme as relações amistosas entre Índia e Holanda", declarou Navtej Sarna, porta-voz do Ministério das Relações Exteriores indianas.

Na quarta-feira, autoridades holandesas detiveram os indianos para depois libertá-los sem acusações pendentes no dia seguinte. Tripulantes e agentes federais americanos a bordo da aeronave teriam desconfiado deles porque levavam consigo diversos telefones celulares, laptops e outros aparelhos digitais de alta tecnologia.

O protesto do governo indiano coincide com denúncias de familiares dos indianos de que os 12 foram detidos por preconceito racial e religioso. O embaixador holandês em Nova Délhi, Eric Niehe, foi convocado a comparecer à sede do Ministério das Relações Exteriores da Índia, onde foi formalizado o protesto, disse Sarna.

continua após a publicidade

Niehe negou que o preconceito teria motivado a detenção dos 12 indianos e prometeu compilar e repassar detalhes do incidente à chancelaria indiana. Os 12 homens devem embarcar para a Índia hoje.