Príncipe Harry será enviado ao Iraque, informa ministério

O príncipe Harry, terceiro na linha de sucessão ao trono do Reino Unido, será enviado com novas tropas ao Iraque, segundo informações divulgadas hoje pelo Ministério da Defesa da Grã-Bretanha. As novas unidades britânicas serão postadas no Iraque em abril, entre as quais está o regimento do príncipe Harry, o filho caçula do príncipe Charles com a falecida princesa Diana.

Harry, um segundo tenente do Exército, será o primeiro membro importante da família real britânica a servir na frente de batalha desde 1982, quando um de seus tios, o príncipe Andrew, pilotou um helicóptero na Guerra das Malvinas. O envio de novas unidades ao Iraque faz parte do rodízio de tropas britânicas. O "Blues and Royals", regimento ao qual pertence o príncipe Harry, está na lista e deve seguir rumo ao país árabe por volta de abril.

O príncipe, graduado na academia militar de Sandhurst, comentou em várias ocasiões seu desejo de servir na frente de batalha, causando inquietação sobre sua segurança e a de seus colegas. Segundo a imprensa britânica, o "Blues and Royals" será destacado para Basra, no sul do Iraque, onde está a maior parte das tropas britânicas, para participar de missões de reconhecimento perto da fronteira com o Irã.

Ao ingressar no Exército, Harry seguiu uma tradição na família real: além da atuação de seu tio na Guerra das Malvinas, seu pai o príncipe Charles, foi piloto da Real Força Aérea e da Marinha Real e comandante de navio de guerra; seu avô, o príncipe Philip teve papel destacado na Marinha Real durante a Segunda Guerra Mundial. A informação vem à tona apenas um dia depois de o primeiro-ministro da Grã-Bretanha, Tony Blair, ter anunciado que 1.600 dos 7.100 soldados britânicos no Iraque voltarão para casa nos próximos meses.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo