Brasília – O primeiro-secretário da Câmara dos Deputados, Geddel Vieira Lima (PMDB/BA), apresenta até segunda-feira (16) junto à Mesa Diretora da Casa um requerimento de informações sobre a atuação do ex-subsecretário de assuntos parlamentares da Casa Civil, Waldomiro Diniz, enquanto esteve no governo. O parlamentar quer uma cópia do registro de todas as ligações telefônicas feitas e recebidas pelo ex-subsecretário, além de cópias de todas as agendas oficiais, de todas as viagens oficiais e de todos os documentos que assinou frente à subsecretaria desde sua posse até ontem.
?Queremos saber exatamente o tamanho do papel do senhor Waldomiro no Governo. O episódio é de extrema gravidade, sobretudo, se levarmos em conta o fato de que ele trabalhava no 4º andar do Palácio do Planalto?, disse o deputado.
Se aprovado pela Mesa Diretora, o Palácio do Planalto tem prazo de 30 dias para apresentar as informações solicitadas pelo primeiro-secretário.
O parlamentar explicou que as informações sobre telefonemas não configuram uma quebra de sigilo telefônico. O requerimento solicita apenas a cópia do registro de ligações feitas e recebidas e não pretende analisar o conteúdo das informações. ?Quebra de sigilo telefônico é algo que só uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) pode pedir. Se houver uma CPI faço questão de assinar este pedido?, disse.
Hoje, os senadores Arhtur Virgílio, Antero Paes de Barros, Mão Santa e Efraim Moraes pediram a instalação de uma CPI no Senado para investigar as denúncias de cobrança de propina e arrecadação de fundos do jogo do bicho para campanhas eleitorais do PT. Geddel Vieira Lima defende a instalação de uma CPI Mista. ?Desta forma há mais independência e evita inclusive que a comissão fique sujeita a filas para instalação?, afirmou.
Primeiro-secretário quer informações da atuação de ex-assessor
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna