A consulta ao primeiro lote do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) 2006, ano-base 2005, já está liberada na página da Receita Federal na internet e inclui 1,2 milhão contribuintes com direito a receber restituição. No mesmo lote, constam os nomes dos 2,3 milhões de contribuintes com imposto a pagar em um valor total de R$ 3,6 bilhões.
Em entrevista ao programa Notícias da Manhã, da Rádio Nacional, o supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, lembrou que também podem ser acessados na internet os extratos e outras informações sobre o andamento da declaração.
"Os contribuintes podem consultar e verificar a razão de não estar neste primeiro lote ou o motivo de retenção da declaração", destacou Adir. Segundo ele, muitas vezes as declarações são retidas na malha fina por falta de informação sobre os rendimentos dos empregados por parte das empresas. Por isso, o supervisor aconselha a consulta imediata à Receita.
"É importante que ele [o contribuinte] já tenha a razão pela qual não foi incluído no lote e antecipe a solução que normalmente esperava até dezembro para resolver", esclareceu Adir. De acordo com ele, a Receita ainda não concluiu o processamento das declarações e neste caso, é possível que até dezembro outros contribuintes caiam na malha fina. "É importante de aguardem os novos lotes."