Três feiras e um festival organizados pela Prefeitura de Curitiba marcaram neste sábado (23) o início da primavera na capital. Nas praças Osório, Tiradentes e Generoso Marques, no centro da cidade, estão acontecendo as Feiras Especiais da Primavera, que reúnem 126 barracas onde podem ser encontrados alimentos, flores e produtos artesanais.

continua após a publicidade

No Passeio Público, o mais antigo parque da cidade, a nova estação foi recebida com o Festival da Primavera, que teve atividades de educação ambiental, música, teatro e dança e inauguração de mais duas feiras de alimentos. As mesmas atividades serão promovidas novamente no parque, na próxima terça e quarta-feira (26 e 27).

A praça Osório reúne a maioria dos artesãos que estão participando das Feiras Especiais da Primavera. São 60 barracas, sendo que uma delas expõe produtos feitos por pessoas atendidas pela Fundação de Ação Social (FAS) e duas por entidades assistenciais. "As feiras não representam apenas a oportunidade de mostrar e comercializar produtos, mas também de apresentar a capacidade e o talento de cada pessoa", disse a presidente da FAS, Fernanda Richa.

Fernanda visitou a feira da Osório na manhã deste sábado (23). Acompanhada do presidente do Instituto Municipal de Turismo, Luiz de Carvalho, responsável pelas feiras de artesanato organizadas pela Prefeitura de Curitiba, Fernanda conversou com os feirantes e conheceu os produtos que estão sendo vendidos no local.

continua após a publicidade

Para Carvalho, as Feiras da Primavera são uma opção de passeio e de compra para os moradores de Curitiba e região metropolitana, e também para os turistas que visitam a cidade. "São eventos que mostram que a Prefeitura de Curitiba trabalha para incentivar a geração de renda familiar na cidade", disse.

As Feiras Especiais da Primavera tiveram início na última quarta-feira (20) e serão promovidas até o dia 12 de outubro, Dia da Criança. Participando pela primeira vez da Feira da Primavera, o artesão Júlio Cezar Dias da Silva está otimista. Junto com a filha, ele vende chocolates personalizados numa das barracas instaladas na praça Osório. Alessandra Koston também acredita que irá comercializar a produção de orquídeas cultivadas para a feira. "Desde quarta-feira já vendemos bastante. Nossa expectativa é muito positiva", afirmou.

continua após a publicidade