Os curitibanos enfrentaram ontem o dia mais quente do ano. Segundo o Instituto Tecnológico Simepar, às 16h30, a temperatura chegou aos 33,5ºC na capital. O índice registrado ontem, ainda durante a primavera, superou os 32,8ºC medidos pelo instituto no dia 5 de janeiro deste ano, ainda durante o verão. A nova estação começa dia 21 de dezembro e segue até 21 de março de 2010.
Segundo o meteorologista do Simepar Samuel Braun, a razão do calor intenso foi uma massa de ar quente e seco que permanece no Paraná desde a semana passada, antes do feriado de Finados.
“Essa massa de ar quente ganhou força no centro-oeste do Brasil até chegar às regiões sul e sudeste. Com isso, começou a inibir a entrada de uma massa de ar frio, que poderia baixar as temperaturas. Essa onda de calor também inibe a formação de nuvens de chuva, o que favorece ainda mais o calor intenso”, explica.
No entanto, a partir do final da tarde de amanhã, o tempo poderá mudar. Segundo o meteorologista, chuvas devem atingir o Paraná ainda antes do final de semana.
“Amanhã (hoje), o tempo permanecerá muito parecido com o que vivenciamos nos últimos dias. Mas, durante o final de semana, uma frente fria vai conseguir romper a massa de ar quente e, consequentemente, baixar um pouco as temperaturas”, explica. Segundo o Simepar, durante o final de semana a temperatura alcançará, no máximo, 28´C em Curitiba.
No restante do Estado as temperaturas altas também foram enfrentadas. Segundo o Simepar, cidades como Maringá, Cascavel, Foz do Iguaçu e Londrina ficaram com temperaturas na casa dos 33 graus. Em Paranaguá, no litoral do Estado, a média foi de 32ºC.