Uma massa de ar polar começou a entrar hoje sobre o Estado do Paraná e baixou as temperaturas para até 1.4 graus centígrados em Palmas, no sul do Estado, a 370 quilômetros de Curitiba. Na capital do Estado, apesar da sensação de frio, em razão do vento e de uma garoa fina, a temperatura mínima foi de 8.9 graus, registrada por volta de 10 horas da manhã. À tarde, o sol brilhou, elevando a temperatura para até 18 graus.
Para amanhã (07), as previsões são de que o termômetro marque entre 2 e 3 graus durante a madrugada em Curitiba. Como a massa de ar polar continua se deslocando, a previsão é que as temperaturas fiquem negativas nas regiões mais ao sul do Estado, onde podem ocorrer geadas.
A tendência de frio deve permanecer até o fim de semana. Em função do frio, a prefeitura de Curitiba tem feito campanhas de coleta de agasalhos em parceria com o Instituto Pró-Cidadania. O objetivo é arrecadar 100 mil peças até o dia 20. "Já estamos perto disso", disse a gerente de ação social do instituto, Maria Luíza Grein Vieira. Segundo ela, este ano já foram distribuídas aproximadamente 30 mil peças.
O Resgate Social, programa da prefeitura, também tem trabalho dobrado no período do inverno. O albergue central, que abriga em média 60 pessoas, chega a 120 nas noites de temperatura mais baixa. "A procura espontânea sobe 40% nesse período", afirmou a coordenadora do Resgate Social, Eliana Miriam Oleski.