O Censo Previdenciário já atualizou os dados cadastrais de mais de 10,4 milhões de aposentados e pensionistas, de um total de 17 1 milhões de beneficiários. O Ministério da Previdência informou que já foram suspensos ou cessados mais de 343 mil benefícios.
Na primeira etapa, que foi de 1º de outubro de 2005 até agosto de 2006, foram suspensos e cessados pelo Censo 65,5 mil benefícios, e há ainda 17,9 mil pendentes por crítica. São problemas normalmente envolvendo erros nos formulários. Dos 2,4 milhões de beneficiários chamados para a primeira etapa, 2,3 milhões já atualizaram os dados.
Na segunda etapa, que teve início em abril deste ano e vai até janeiro de 2007, 8 milhões do total de 14,7 milhões convocados já participaram. Desde o início da segunda etapa, 278 mil benefícios já foram suspensos.
Para o ministro da Previdência, Nelson Machado, os beneficiários confiam na necessidade de atualizar o banco de dados do INSS para melhorar a comunicação com o beneficiário e evitar pagamentos indevidos. "Com o Censo, a velocidade de suspensão é maior. As informações que demoravam dois, três meses para chegar agora vêm muito mais rápido", explicou o ministro.