O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu ontem o pagamento de 124.750 benefícios. Desse total, 31.047 são aposentadorias e pensões de segurados que responderam ao censo previdenciário por meio de procuradores, tutores ou curadores, mas que não foram encontrados pelos funcionários do INSS nos endereços declarados. Outros 93,7 mil benefícios foram suspensos por falta de resposta à convocação para o censo, feita por carta ou edital em janeiro deste ano.
O INSS começou hoje a pagar os benefícios de abril. A reativação dos pagamentos dos segurados que têm procuradores poderá ser feita a qualquer momento, mas somente nas agências da Previdência Social. Os segurados terão que comparecer e apresentar o cartão de benefícios, número do CPF, identidade e comprovante de residência. Nos casos em que os aposentados ou pensionistas não podem se locomover, os procuradores terão que ir até uma agência com os documentos, mas os servidores do INSS farão uma nova visita no endereço declarado.
No caso daqueles beneficiários que não responderam à última chamada em janeiro, os pagamentos também podem ser reativados, bastando responder ao censo na própria rede bancária. O desbloqueio, na maior parte dos bancos, ocorre imediatamente.