Brasília – O Ministério da Previdência Social pretende concluir, até janeiro de 2006, a implantação de um sistema que deverá prevenir fraudes e desperdícios no setor. Com isso, será possível economizar R$ 11,2 bilhões nos dois primeiros anos do programa. A informação é da secretária da Receita Previdenciária, Liêda Amaral.

continua após a publicidade

"O modelo já está em prática na área de receita previdenciária mas foi desenvolvido pela área de benefício. O conceito está pronto e a tecnologia já foi definida. Até janeiro de 2006 já deve estar completamente implementado", informou a secretária.

Ela disse que o modelo poderá ser aplicado em todos os órgãos públicos, porque funciona de uma forma bem simples. "Identifica vulnerabilidades em relação a pessoas, tecnologias e fluxo de trabalho, observa as origens dessa vulnerabilidade e onde esse problema poderá causar impacto: se no setor financeiro, na imagem da instituição ou no planejamento estratégico", explicou.

Liêda participou hoje (26) da cerimônia de lançamento do II Encontro de Especialistas em Segurança Cibernética. O evento, promovido pela Organização dos Estados Americanos (OEA), deverá reunir cerca de 150 representantes de 34 países entre os dias 14 e 16 de setembro, em São Paulo.

continua após a publicidade