"Vista-se. Use Camisinha" será o lema da campanha de prevenção à aids no Carnaval da Secretaria Municipal da Saúde. A campanha prevê a distribuição de 80 mil preservativos e 50 mil folderes a partir da próxima semana. No dia 16 de fevereiro, das 13h às 16h30, equipes da Secretaria da Saúde distribuirão as camisinhas e o material educativo na Estação Rodoferroviária e no início da BR-277, em frente ao Jardim Botânico.
A distribuição será feita também nas unidades de saúde. Preservativos e folhetos serão entregues ainda pelas ONG?s parceiras do programa municipal de combate à aids – grupos Esperança, Dignidade, CCMM (Centro Convivência Menina Mulher) e Liberdade. Carnaval é tempo de alegria. As pessoas devem se divertir, mas seguindo os cuidados básicos de segurança para a saúde", diz o vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Luciano Ducci.
De 1984 até janeiro de 2007, são 6.870 casos adultos de aids em Curitiba, sendo 4.818 homens e 2052 mulheres, numa proporção de 2,3 homens infectados para cada mulher. A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Mariana Thomaz, lembra que a informação ainda é a melhor prevenção. "Na época do Carnaval reforçamos a abordagem para garantir a saúde da população. A principal recomendação é usar sempre camisinha, do início ao fim da relação".
O volume de preservativos entregue durante o Carnaval reforça a distribuição feita de forma rotineira nas unidades de saúde. Pelos programas de Planejamento Familiar e de DST/Aids são ofertadas 220 mil camisinhas por mês para a população de Curitiba.
Das 80 mil camisinhas para os dias de folia, 20 mil serão repassadas às ONG?s do programa de DST/Aids que farão a distribuição em bailes populares, boates e no Largo da Ordem. Outros 10 mil preservativos já foram entregues em 22 empresas públicas e privadas instaladas na cidade.