Presos vão cuidar de parques de Piraquara

Trinta presos da Colônia Penal Agrícola (CPA) trabalharão em serviços gerais de limpeza e jardinagem para a prefeitura de Piraquara, região metropolitana de Curitiba. O convênio foi entre com a Secretaria da Justiça e da Cidadania e o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, na tarde dessa terça-feira (17).

Parzianello ressaltou que a ação integra a política de ressocialização de presos do Governo do Estado. ?A reinserção social do apenado se faz com atividades de profissionalização, educacionais, culturais e religiosas?, disse o secretário, lembrando ainda, que o governador Roberto Requião autorizou a ampliação de oferta de cursos profissionalizantes no Sistema Penitenciário.

Gabriel Samaha esclareceu que os presos trabalharão na limpeza de parques, praças públicas e jardinagem da cidade. ?Piraquara é um município que acolhe muitos funcionários que trabalham nas unidades penais da região. Não temos uma política preconceituosa a respeito do Sistema Penal, mas sim, de ajudarmos na inclusão social?, declarou o prefeito, que apresentou proposta de inserir outros internos, para trabalhar em projetos de construção de casas populares.

O diretor da CPA, Lauro César Valeixo, explicou que os 30 presos incluídos no programa foram submetidos a triagem, com uma equipe multidisciplinar. ?Parte do grupo participou de curso profissionalizante de jardinagem e paisagismo, certificado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar)?, explicou.

Há cerca de um mês, a Secretaria firmou convênio com a prefeitura de Foz do Iguaçu, para que presos da penitenciária da cidade, trabalhassem na reforma de carteiras escolares de escolas públicas.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo