Presos da Penitenciária Estadual de Foz do Iguaçu participam de um torneio de futebol interno e xadrez desde o dia 16 e já se preparam para a final, que será realizada no próximo no dia 29. O diretor da unidade prisional, Alexandre Calixto da Silva, explica que o objetivo da atividade é promover a integração entre os detentos. "O apenado tem que ocupar seu tempo com atividades saudáveis e aliviar as tensões, comuns nessa época do ano", analisou.

continua após a publicidade

Os 520 presos da PEF estão envolvidos nos dois torneios, divididos em equipes de suas respectivas galerias, alguns atuando como árbitros e bandeirinhas, além da torcida. "Esse é um ótimo passatempo. Parabenizo a iniciativa da direção da PEF, pois estamos envolvidos com o esporte, ocupando a cabeça com atividades saudáveis", comentou o detento Antônio F.

Para o futebol, foram confeccionados uniformes e a premiação, segundo o diretor da penitenciária, é um quilo de doces por cela. "Esse prêmio é considerado valioso para os presos, pois de acordo com as normas desta unidade é proibido entrar qualquer espécie de mantimento sem nossa supervisão", declarou Alexandre.

No xadrez, os participantes seguem as regras oficiais do jogo e desenvolvem a capacidade de raciocínio. "As atividades são ótimas para enriquecer o conhecimento e atenção", observou o interno Genival J. C. S. Eles também recebem a mesma premiação dos presos do torneio de futebol. 

continua após a publicidade