Presos da Colônia Penal Agrícola vão plantar 15 milhões de árvores

Presos da Colônia Penal Agrícola, em Piraquara, região metropolitana de Curitiba, vão produzir e plantar 15 milhões de mudas de araucária e mata ciliar. Para isso, a Secretaria da Justiça e da Cidadania e a empresa Risotolândia assinaram convênio na tarde dessa quinta-feira (23). A medida visa promover a ressocialização dos internos, por meio do aproveitamento da mão-de-obra especializada, com redução da pena para os internos e pagamento de um salário, além da preservação ambiental.

O secretário Aldo Parzianello enfatizou que o Estado ?cumpre sua política de reinserção social do detento no Sistema Penitenciário e a Risotolândia, seu papel na responsabilidade social?. ?A cada três dias de trabalho, o apenado reduz um de sua pena?, explicou Parzianello. O secretário da Comunicação Social, Airton Pissetti, participou da solenidade, representando o governador Roberto Requião.

Animado com o projeto, que tem por meta realizar o plantio de 1,5 milhão de mudas anualmente, o presidente da Risotolândia, Carlos Gusso, explica que todo o município, entidade ou empresa interessada pode ter o serviço de plantio das mudas. ?É um projeto arrojado, que demonstra que os esforços do governo estadual e iniciativa privada podem obter resultados positivos para o bem social?, ressaltou Gusso. ?É uma forma de se dar oportunidade ao preso e mostrar à sociedade que ele cumpre sua pena, se preparando para o convívio com a comunidade, realizando uma atividade profissionalizante e de cidadania?, completou.

O diretor da CPA, Lauro César Valeixo lembrou que os presos dessa unidade recebem capacitação freqüente, por meio dos cursos profissionalizantes da área agrícola, com técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem (Senar). ?Os detentos são certificados, e a cada curso que participam, buscam uma melhor qualificação, pois o objetivo de cada um, é ter uma profissão para estar inserido no mercado de trabalho?, analisou Valeixo. Informações sobre o programa pelo telefone (41) 3673-2662.

Também participaram do evento, o presidente do Instituo Ambiental do Paraná (IAP), Rasca Rodrigues, o arcebispo metropolitano Dom Moacir Vitti, o juiz e o promotor da Vara de Execuções Penais, Márcio Tocas e Pedro Carvalho Santos, respectivamente, o prefeito de Piraquara, Gabriel Jorge Samaha, o deputado estadual Alexandre Curi e o coordenador do Departamento Penitenciário, coronel Honório Olavo Bortolini.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo