Presos da Colônia Penal Agrícola (CPA), em Piraquara, na região metropolitana de Curitiba, encerraram nesta sexta-feira (27), o curso de Agricultura Orgânica e Cultivo de Hortaliças (Olericultura), realizado durante esta semana naquela unidade do Sistema Penitenciário do Paraná. ?O objetivo desta atividade é capacitar o detento para possibilitar sua reinserção social, quando definitivamente ter cumprido sua pena?, comentou o secretário da Justiça e da Cidadania, desembargador Jair Ramos Braga.

continua após a publicidade

Os alunos foram orientados pelo engenheiro agrônomo Homero Cidade Júnior, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), que mantém convênio com a CPA, na realização de cursos desta área semanalmente. ?Este curso fornece ferramentas teóricas e práticas para o início de uma atividade que cresce de 20% a 30% no mercado internacional, que com tendências a se ampliar no mercado paranaense, fato que motivou os participantes?, esclareceu o engenheiro agrônomo.

Para o interno E.J.R.V., 23 anos, que responde por furto, o curso não só orienta as técnicas de plantação, cultivo e outras normas, como proporciona a consciência da própria saúde. ?Foi interessante saber os benefícios de se alimentar com frutas, verduras e legumes cultivados sem agrotóxicos, assim como isso contribui ao meio ambiente?, ressaltou. Para V.G.M., 30 anos, que cumpre pena por assalto, ter participado das aulas o fez se sentir ?um vencedor?. ?Aprendi tantas coisas importantes, que me fizeram sentir útil e que posso explorar meus potenciais?, concluiu o preso.

continua após a publicidade