Presos 14 acusados de sonegação em Londrina

Catorze pessoas foram detidas, hoje, em Londrina, após ação da Promotoria de Investigação Criminal (PIC. Elas são acusadas de sonegação de impostos, falsificação de documentos e falsidade ideológica, além de formação de quadrilha e organização criminosa. Os detidos são proprietários de postos de combustíveis e representantes de distribuidoras. Todos estão com prisão temporária decretada.

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador da PIC em Londrina, Leonir Batisti, a investigação começou há cerca de 90 dias. “Há uma verdadeira quadrilha, uma organização criminosa”, acentuou Batisti. Ele calcula que, somente em Londrina, eles deixavam de recolher aproximadamente R$ 200 mil em impostos a cada mês. Segundo o promotor, alguns empresários tinham escrituração paralela, o que pode significar “lavagem de dinheiro”.

Ação

Às 6 horas da manhã cerca de 80 policiais e integrantes da promotoria e da Receita Estadual começaram o trabalho de busca e apreensão nas residências e escritórios dos acusados. Foram recolhidos vários documentos, notas fiscais e computadores, que devem ser analisados. Pelas primeiras investigações, o esquema incluía contas fantasmas, empresas em nome de terceiros e falsificação de guias de recolhimento de tributos.

Em nota, o Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis do Paraná (Sindicombustíveis) manifestou apoio ao trabalho realizado pela promotoria e Receita Estadual. O presidente do sindicato, Roberto Fregonese, disse que a entidade vem denunciando esse tipo de irregularidade, “facilmente detectável pelos preços muito abaixo do mercado, praticado em alguns postos”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo