Policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG) de Jundiaí, no interior de São Paulo, prenderam ontem Anderson Paixão Bertoldo (o Gordinho), de 23 anos. Ele é conhecido pela polícia como sendo um dos "soldados" do Primeiro Comando da Capital (PCC) e foi detido num condomínio na cidade de Vinhedo.
Depois de ser apresentado ao delegado Seccional Joaquim Dias Alves, Bertoldo foi ouvido no 1º Distrito Policial e confirmou que participava do PCC. Ele alegou ter sido expulso da facção após agredir um individuo que morava numa favela de Jundiaí.
No depoimento, Bertoldo informou que em maio passado recebeu uma ordem para queimar ônibus e atacar os policiais. A ação teve o objetivo de desestabilizar o governo. Ele também disse que não participou de nenhum ataque depois do mês em questão.
Exército – Após a última onda de ataques do PCC, o serviço de inteligência do Exército mapeou os pontos mais violentos de Jundiaí. Os locais foram identificados como possíveis alvos de futuros ataques do PCC. Caso o governo paulista solicite a ajuda das forças armadas, em Jundiaí o Pelotão de Operações Especiais do 12º Grupo de Artilharia da Campanha (GAC) entraria em ação reforçando a segurança nas áreas mapeadas. Os bairros São Camilo e Cecap são os alvos prediletos da facção.