Basta se empenhar e acreditar!?, definiu a diretora da Penitenciária Estadual de Ponta Grossa, Juraci Freitas, a respeito do preso L.C.B., de 27 anos, que passou em 1º lugar no vestibular de inverno da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no curso de Matemática. Apaixonado pela matéria, o jovem cumpre pena em regime semi-aberto, por um homicídio.

continua após a publicidade

Esta não é a primeira vez que L.C.B. passa num vestibular. ?Passei em todas as vezes que tentei, mas sempre desistia por problemas financeiros e meu envolvimento com drogas?, contou o rapaz.

De acordo com o relato do detento, ao ser transferido para a unidade de Ponta Grossa, resolveu retomar os estudos ?para tentar me reabilitar perante minha família e a sociedade?, completou o detento vindo do Sudoeste do Estado. Desde então, L.C.B. se dedicou com afinco e determinado, prestou o vestibular de Matemática, com intuito de se especializar na área de programação em Informática, depois da graduação.

De acordo com a pedagoga da unidade, Marcela Szawka, 172 internos estudam na PEPG, sendo que 159 estão no Ensino Fundamental e 15, no Médio, além dos 30 na etapa de alfabetização.

continua após a publicidade

?Os professores apoiaram L.C.B. e outro preso que tentou Direito, com material de cursos pré-vestibulares, tirando dúvidas, entretanto o esforço de cada um foi admirável, para que pudessem alcançar seus objetivos de uma vida melhor?, retratou a pedagoga. ?É nosso objetivo dar essa oportunidade aos presos, para que tenham possibilidade de poder ingressar numa instituição de ensino superior e verdadeiramente estarem inseridos socialmente?, comentou Juraci.

Realizado por sua conquista, L.C.B. comparece às aulas diariamente, com apoio dos colegas e familiares. ?Pessoas da minha família me ajudam com as despesas de transporte e material e um dia terei como recompensá-las?, concluiu. Atualmente, 78% dos presos do Sistema Penitenciário do Estado, participam de atividades profissionais e estudantis, resultando na remissão da pena, que integra o programa de ressocialização desenvolvido pela Secretaria da Justiça e da Cidadania. 

continua após a publicidade