Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reinaugurou neste domingo (27) a capela do Palácio da Alvorada, anexa à residência oficial da Presidência. Restaurada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi reinaugurada com missa rezada pelo arcebispo emérito de São Paulo, dom Cláudio Hummes, atual prefeito da Congregação para o Clero na Cúria Romana. A capela estará aberta ao público, integrando o roteiro de visitação ao Palácio do Alvorada.
Concebida pelo arquiteto Athos Bulcão e inaugurada em janeiro de 1961 pelo então presidente Juscelino Kubitschek, a capela teve suas características originais recuperadas (piso de granito, paredes de jacarandá e mobiliário de época). Também foi restaurada a imagem de Nossa Senhora da Conceição.
Durante o sermão, o arcebispo elogiou a atitude do presidente de receber um grupo de pessoas com hanseníase (lepra). "Nesta semana, os hansenianos foram recebidos no Palácio do Planalto. O presidente fez o mesmo que São Francisco de Assis, quando ficou célebre na história ao beijar um hanseniano. O presidente recebeu um por um e deu um beijo em cada um. Fez o que Jesus Cristo também faria: amar os irmãos mais desamparados, não apenas com sentimento, mas com atitudes concretas de consolo e de ajudar a levantar a dignidade humana".
Na quinta-feira, o presidente assinou medida provisória que determina o pagamento de pensão aos hansenianos que viveram isolados do convívio social. Foi uma cerimônia emotiva e cheia de discursos.
Além de Lula e dom Cláudio, participaram da cerimônia de hoje a primeira-dama Marisa Letícia, o vice-presidente José Alencar e o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias.
A obra na capela, custeada com recursos do Iphan, completa a restauração do Palácio da Alvorada, que ganhou novas instalações elétricas, hidráluicas e estruturais no ano passado, com apoio financeiro de empresas que integram a Associação Brasileira de Infra-Estrutura e Indústrias de Base (Abdib).