Em clima de muita descontração, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva “vestiu a camisa” dos Jogos Pan-Americanos 2003, ao receber no Palácio do Planalto parte dos atletas que vão representar o Brasil na competição. Ele recebeu de presente um jogo completo do uniforme da delegação brasileira e não resistiu: tirou o paletó e vestiu o casaco, que tem seu nome gravado nas costas. Lula também usou o boné oferecido pelos atletas, e deixou para a primeira-dama Marisa Letícia a tarefa de carregar a sacola com os presentes. O presidente cumprimentou os mais de cem atletas que foram ao Planalto, posou para fotografias, e desejou boa sorte ao grupo brasileiro.
No momento da foto oficial com a delegação, Lula escolheu a dedo seu posicionamento: ao lado dos atletas mais “baixinhos”, para que sua altura não destoasse do grupo. “Queria tirar a foto ao lado de alguém mais baixo do que eu”, brincou. O presidente também atendeu ao pedido do atleta Marcos André Rocha da Costa, da delegação de box, e fez pose de lutador ao posar para uma foto tirada pelo ministro dos Esportes, Agnelo Queiroz.
Lula deixou aos atletas uma mensagem de boa sorte e ressaltou que o mais importante em um torneio como o Pan-Americano é competir. “Todos pensam em voltar com uma medalha de ouro. É um objetivo importante, mas vocês não vão para uma guerra, e sim para uma disputa esportiva. Acho grave, em nosso país, que aprendemos a dar valor somente aos vencedores, e não a quem disputa”, disse Lula. O presidente conclamou todos os brasileiros a se empenharem na defesa do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2012. Na opinião de Lula, o Brasil tem chance de ser o país escolhido para os Jogos Olímpicos se todos, de atletas a políticos, fizerem uma “corrente muito forte” na defesa da candidatura do Rio.
Presidente recebe atletas e veste a camisa do Pan
2 minutos de leitura
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna