O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reafirmou, nesta quarta-feira, o compromisso do governo de investir no sistema de saúde do país. "Na verdade, saúde é questão de cidadania e justiça social. Isso nós não abrimos mão", disse ele, ao inaugurar o Hospital Geral de Palmas, em Tocantins.
Lula citou os programas implantados na área, como o Brasil Sorridente, ações destinadas à Amazônia, com investimentos de mais de R$19,3 milhões, e a ampliação dos centros de ortopedia e traumatologia no país.
O presidente informou que o Hospital de Palmas vai atender a população da capital tocantinense e de nove municípios da região, com capacidade para 974 internações mensais. A unidade conta com 830 profissionais, sendo 138 médicos.
Lula ressaltou que o hospital é o primeiro do estado a ter orientação do programa de qualificação do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo do programa é reduzir o tempo de internação do paciente. Os investimentos na construção da unidade somaram mais de R$ 19,3 milhões, informou o presidente.
O presidente recomendou que a população pratique mais esporte. "Dediquem uma hora por dia para a saúde de vocês, para fazer qualquer tipo de esporte, de ginástica. ou simplesmente para andar", disse ele.
O presidente visita, ainda hoje em Tocantins, as obras da Usina Hidrelétrica Peixe Angical e de restauração da BR-153. A volta do presidente a Brasília está prevista para hoje.