O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe agora à tarde, no Palácio do Planalto, os principais exportadores do país. O encontro, segundo o ministro Luiz Fernando Furlan (Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior), servirá para comemorar e analisar a nova meta de exportações do país, uma vez que a marca estabelecida pelo presidente Lula no início do governo foi superada, atingindo a marca dos US$ 100 bilhões. "Será a nova meta para os anos vindouros", disse Furlan.

continua após a publicidade

De acordo com o ministro Furlan, o presidente vai comemorar com os exportadores a meta alcançada. "Inclusive a comemoração será com o representante de um espumante brasileiro, que ganhou prêmio internacional, sendo melhor classificado do que champagne francesa".

Ao comentar o saldo das exportações, que alcançou essa semana a marca dos US$ 900 milhões, Furlan disse que os números são fruto da promoção comercial do Brasil no exterior. "Nós temos 550 eventos no exterior esse ano em diversos segmentos diferentes, e mais empresas engajadas no esforço exportador. Com isso, muitas iniciativas vão continuar florescendo, fazendo com que as exportações cresçam".

Quanto às importações, o ministro disse que, durante o mês de março, elas cresceram em velocidade menor do que as exportações. "Elas não preocupam em linhas gerais. Nós estamos monitorando ponto a ponto as importações, e não temos nenhuma reclamação dos setores para que se iniciem investigações".

continua após a publicidade