O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje, no Palácio do Planalto, de uma reunião preparatória à visita do presidente da Rússia Vladimir Putin, que chega ao Brasil no domingo (21). Com a vinda de Putin, o governo espera que a Rússia retire todo o embargo à importação da carne brasileira, que teve início em setembro deste ano após a descoberta de um caso de febre aftosa no Amazonas.
No início desta semana, os russos demonstraram mais flexibilidade e o país voltou a comprar carne de Santa Catarina, único estado com status de livre de aftosa sem vacinação. O embargo russo permanece, no entanto, para os outros estados brasileiros.
Na visita ao Brasil, o governo russo deve negociar ainda a venda de aviões militares Sukhoi. Os russos estão na disputa para a venda de caças à Força Aérea Brasileira.
Às 20 horas, o presidente Lula janta com senadores do PMDB na casa do ministro da Previdência Social, Amir Lando. O partido deve realizar no dia 12 de dezembro uma Convenção Nacional para decidir se permanece ou não na base de sustentação do governo.