O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi eleito pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) como o maior amigo dos homossexuais em 2004. Ele receberá o troféu "Triângulo Rosa" do Oscar Gay" promovido pelo grupo. Lula foi considerado um benemérito dos homossexuais por ter escrito uma carta de apoio a um grupo gay citando a música "Paula e Bebeto", de Milton Nascimento e Caetano Veloso: "Qualquer maneira de amor vale a pena. Qualquer maneira de amor vale amar". Foi a primeira vez no Brasil que um presidente da República se dirige aos homossexuais de forma tão carinhosa.

continua após a publicidade

Além de Lula, completam a lista dos 20 homenageados como amigo dos homossexuais o cantor Alexandre Pires, a Telefonia Celular OI, a Radiobrás e IBM, e uma dezena de juízes estaduais e federais, sobretudo do Rio Grande do Sul, pela legitimação da cidadania homossexual. A lista dos inimigos dos gays que recebem o "Troféu Pau de Sebo", é encabeçada pela governadora Rosinha Garotinho (PMDB), devido a declarações consideradas preconceituosas.

O objetivo do "Oscar Gay" em sua 16ª edição, conforme o GGB, é estimular os simpatizantes a "defenderem com coragem a cidadania plena dos homossexuais e inibir a intolerância homofóbica".

continua após a publicidade