Lula e sua comitiva de ministros inauguraram em Montes Claros, a 420 quilômetros de Belo Horizonte, três programas federais ligados à área da saúde – Farmácia Popular, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) e Brasil Sorridente, como batizou o Centro de Especialidades Odontológicas que deverá atender à população mais carente. Berço da Coteminas, a empresa de tecidos do vice José Alencar, Montes Claros, com 330 mil habitantes, não recebia um presidente desde 1980.

continua após a publicidade

Ainda no aeroporto da cidade, Lula foi recepcionado por um Papai Noel que o brindou com uma garrafa de Balalaika, que o velhinho generoso – um sujeito magro – anunciou como cachaça da boa.

Depois, às 11h50, no Mercado Municipal Cristo Verdureiro o presidente ganhou dos feirantes uma cesta com 20 produtos típicos da terra, do queijo ao doce de leite e à farofa de pequi. Ali mesmo, inaugurou a 77.ª unidade do programa farmácia popular, que oferece 95 itens a preço de custo. No palanque, Lula anunciou a entrega de 5 ambulâncias do Samu e afirmou que até dezembro de 2006 terá investido R$ 1,3 bilhão na política nacional de saúde bucal. "Agora, todos vão poder tratar e recuperar os dentes."

continua após a publicidade