Brasília – Produção conjunta de biocombustível e construção de uma ligação entre os dois países foram os principais temas do encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente eleito do Equador, Rafael Correa, hoje (8), no Palácio do Planalto.

continua após a publicidade

A ligação, segundo o equatoriano, daria ao Brasil uma saída para o Oceano Pacífico e ao Equador uma saída para o Atlântico. Formada por estrada e hidrovia, conectaria o porto equatoriano de Manta a Manaus. De acordo com ele, o custo do projeto seria de US$ 2 bilhões e envolveria dragagem de rios, construção de estradas e de um aeroporto. Como os dois países não fazem fronteira, teria de ser feita através do Peru.

?É um projeto muito interesse para toda a América do Sul porque permitiria evitar, por exemplo, o transporte de cargas pelo Canal do Panamá, o que leva muito tempo e dinheiro. Estamos pensando em conjunto esse projeto. Não pode haver integração sem desenvolvimento, com estradas e pontes unindo os países?, afirmou Correa.

O desenvolvimento de infra-estrutura entre os países do continente está previsto pela Iirsa (Iniciativa para la Integración de la Infraestructura Regional Suramericana). No início do ano, por exemplo, foi inaugurada uma ponte entre o Brasil e o Peru, sobre o Rio Acre.

continua após a publicidade

Sobre o biocombustível, o equatoriano disse: ?Queremos desenvolver energia alternativa no Equador. O Brasil pode dar uma grande ajuda?. Referia-se aos programas de biodiesel que o governo brasileiro vem implementando.

O presidente eleito também afirmou que a Petrobras pode ajudar seu país e que existem planos de ampliar as operações da estatal brasileira. Lula não comentou nenhum destes assuntos.

continua após a publicidade

Os dois viajam hoje para Cochabamba, na Bolívia, onde participam da 2ª Reunião de Chefes de Estado e Governo da Comunidade Sul-Americana de Nações (Casa).