O chanceler mexicano Luis Derbez vai participar da Cúpula dos Presidentes do Mercosul, a ser realizada no próximo dia 6 de dezembro, em Montevidéu, em resposta ao convite feito pelo presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, para que o México se associe ao bloco regional.

continua após a publicidade

Apesar da clara posição do governo mexicano em favor da Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e de sua associação com o Nafta, o bloco que reúne ainda Estados Unidos, e Canadá, o convite de Vázquez visa aproximar o México do Mercosul. O status ao

México seria o mesmo dado à Bolívia, ao Chile, à Colômbia e ao Peru, ou seja, de país associado, e não sócio pleno.

Como presidente pro tempore do Mercosul, Vázquez também convidou o presidente mexicano, Vicente Fox, para participar da reunião de cúpula. No entanto, segundo fonte governamental ao jornal El Cronista, Fox ainda não respondeu ao convite.

continua após a publicidade

Estima-se que o mesmo poderia ser declinado, devido a que sua relação com Chávez (o presidente da Venezuela, Hugo Chávez) não anda em seu melhor momento.

Chávez é uma presença confirmada para a Cúpula, já que os presidentes deverão aprovar a incorporação da Venezuela como sócio pleno do Mercosul, o que daria início ao processo de adaptação das normas da união aduaneira, conforme explicou a fonte diplomática.

continua após a publicidade

Entre os diplomatas do Uruguai e da Argentina existe a expectativa de que as diferenças entre Fox e Chávez sejam limadas durante a cúpula, caso o presidente Fox decidir comparecer ao encontro.